08/07/2012


DOENÇA CRÓNICA
- O que se passa? Andas calado, estás pálido...
- Ando mal disposto. Dói-me a cabeça e sinto-me enjoado e a rebentar.
- Estômago?...
- Não, nada disso.
- Então? Já foste ao médico?
- Tenho um livro dentro de mim.
- Ah?...
- É isso, tenho um livro dentro de mim.
- Pois, está bem... mas isso quer dizer o quê, exactamente?
- Quer dizer que tenho um livro dentro de mim.
- Hum... isso deve doer, não?
- Pois dói, por isso é que ando assim.
- E não fazes nada quanto a isso?
- Escrevo uns textos, uns poemas, de vez em quando...
- E pastilhas, não tomas? Injecções, xaropes, qualquer coisa...
- Não estou doente. Só tenho um livro dentro de mim.
- Olha, e isso já acontece há muito tempo?
- Acho que sim, desde que me conheço como gente, mas só há pouco descobri o motivo desta sensação.
- Não sei como consegues viver com isso...
- É uma coisa crónica, sabes, tem fases calmas e fases mais agudas, como esta.
- Então não tem cura?... Quer dizer, vais morrer com isso dentro de ti?
- Cura tem, mas não é muito acessível... só alguns têm acesso a ela.
- Qual é? Eu ajudo, se for preciso.
- É tirar o livro de dentro de mim.
- Ah... e como é que isso se faz?
- Esperando o momento certo e deixando-o sair livremente, ao seu ritmo.
- Eu ia perguntar por onde é que ele sai, mas acho melhor não... Quando é que achas que o teu vai sair?
- Não sei, talvez nunca saia.
- Acho esta conversa um bocado forte, sabes?
- Imagino que sim.
- Vamos ali à esplanada beber qualquer coisa... umas águas das pedras para ti, que estás enjoado... e não se fala mais nisso do livro, ok?
- Ok, pode ser.
- Vou contar-te os meus planos para as férias... é de férias que tu estás a precisar!
- Pois, se calhar é. Vamos, então.

Pawła Kuczyńskiego

4 comentários:

  1. Dois momentos que só nos fazem bem: tirar um livro de dentro de nós e, férias. A primeira parte está completa, faltam duas semanas para a segunda.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem conseguido, esta edição!

    Beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Ás vezes há muita gente dentro da nossa cabeça; muitas personagens e é perturbador...

    ResponderEliminar
  4. muito bem, também eu tenho um livro dentro de mim.
    e por cá fora já andam alguns.
    original.

    beij

    ResponderEliminar